Crise de Porto Alegre - Um olhar triste sobre Barcelona
... Bom, mas voltando a Barcelona: Não sei. É linda, cheia de vida, mas, pra mim, falta algo. Talvez seja porque acabo de vir de Roma, mas pra mim, falta alma. A alma disso aqui são os turistas, sinto tudo um pouco artificial, com as noites, como a praia. Tudo construído de maneira perfeita para agradar, mas eu sinto a cidade inacabada, como uma obra de Gaudí: Perfeita; artificialmente feita; mas um tanto inacabada. Acredito que há realmente um pouco disto aqui, tanto que Gaudí sentiu que precisava construir algo que imitasse a natureza.
Não me parece completa uma cidade que, por mais recluso que ele fosse, não reconhece seu próprio gênio e é capaz de enterra-lo como indigente. Se nem Gaudí era reconhecido aqui, eu me pergunto quem se conhece?
Sempre idealizei a Catalunya como berço dourado dos gênios: Dali, Gaudí, Picasso. Um lugar aberto a toda loucura e genialidade. Hoje enxergo de maneira um pouco mais deprimente: como um local vazio, que permite que a loucura se instale, cresça e tome conta, sem ninguém que se dê, por ela, conta.
Bibiana Xausa Bosak – Barcelona – 30.04.2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário