domingo, dezembro 20, 2009

The Magical Mystery Tour

dizem os guardanapos:
"...Bus Station. O caminho de Ste.Pete pra Tampa nao me trouxe muito entretenimento, mas me deu um 'glimpse' de um outro lado da America: O lado sujo, o lado gordo, o lado das maes lindas e solteiras aos vinte e poucos anos de idade, o lado pobre, o lado quase 100% negro. Peguei no sono em pouco tempo, quando meu olfato ja ignorava o cheiro que os suores com melanina-extra davam ao lugar. Acordei na bus station the Tampa pra trocar de oninus e seguir meu caminho pra Orlando.
*
A Rata e os Elefantes
*
Uma pessoa do tamanho de uma ratinha com malas do tamanho de elefantes. Acho que gero certa simpatia aos passantes, ou, no minimo, desperto compaixao.
Sentei do lado de um cara, ele, obvio, viu que eu estava toda atrapalhada e me ajudou a abrir espaco para conseguir sentar. Meia duzia de palavras depois e ele me pergunta se eu sou russa (o_0), digo que sou brasileira e a conversa comeca dai. (voltei. To sentada no chao do aeroporto esperando o primeiro voo chegar e escrevendo na mesinha, espero estar no lugar certo)
*
O homem do Jarro D'Agua, os Macons e o Touro Vermelho
*
Ele dirigia sei la o que em San Diego, me conta que conheceu muitos brasileiros fazendo isso e que, normalmente, reconhece o sotaque. A fila comeca a se formar para o onibus que vai pra Orlando, e pra Houston, e pra New Jersey, e pra Boston, e pra Washington DC, e pra Washington State, sei la, ao que parece o onibus ia ateh pra marte, vai saber...
-
(pausa pra dizer que voltei a escrever ja do meu apartamento, que eh, tipo assim: RA! 18 andar, quarto suite, cama king soh pra mim, uma vista 
r-i-d-i-c-u-l-a para um lago que eh um espelho, lindo lindo)
-
Bueno, mas deixa eu voltar pro onibus que ia pra marte. Entao, o onibus ia pra marte e eu era uma rata com malas de elefante e tinha um amigo que dirigia sei la o que em San Diego e que achou que eu era russa. Entao entramos no onibus.
Em torno de 4 horas de viagem, 4 horas em que, fora alguns breves comentarios e historinhas da minha parte, tudo que fiz foi me resumir a algumas sacudidelas de cabeca entusiasmadas e alguns 'WOW's embasbacados.
Comecamos numa conversa sobre as mulheres de Vegas, mas a cabamos em assuntos profundissimos sobre as diretrizes que comandam o mundo desde o Egito antigo, o maquiavelismo por tras das organizacoes, os simbolos universais e o inconsciente coletivo.

Algos que valem a pena ser contados:

*

*** 
O touro vermelho

Segundo o meu amigo profeta do onibus, o simbolo hoje usado para estampar a marca austriaca Red Bull nao foi inventado por eles e vem desde muito antes de se pensar em energeticos em latas de aluminio.

A imagem do touro vermelho, diz ele, era objeto de adoracao no Egito antigo, onde rituais eram realizados para a entidade sagrada do touro na busca de cura para problemas de saude, por exemplo (acho que ele mencionou o figado). E, guess what?, Back at that time, it was the age of Taurus. Segundo ele mesmo e seus livros de pesquisa, o periodo compreendido por estes rituais correspondia a era astrologica de Touro.

*

*** 
The Matrix brothers e as pilulas do conhecimento

Morpheus (com as maos estendidas com uma pilula azul e uma vermelha): This is your last chance. After this, there is no turning back. You take the blue pill - the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill - you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes. 

Agora, segundo o profeta do onibus, as pilulas corresponderiam a dois estagios diferentes da tradicao maconica, mais precisamente aos degraus da maconaria. Diz ele que os 3 primeiros degraus sao chamados de os degraus azuis, que soh oferecem acesso a algumas partes de todo o conhecimento maconico. Ja os outros degraus, ou graus, que vao de 4 ao 32, se nao me enganam, representam estagios de maior compreensao e sigilo dentro da irmandade. A teoria do cara eh que os macons de graus mais avancados conhecem a realidade da 'matrix'. Eu, mas uma vez, digo: vai saber....

*

***

E por fim, a frase mais tchanan da viagem e a fusao da religiao e do misticismo.

*** O Homem do Jarro D`Agua

La pelas tantas falavamos sobre religiao, signos, a bilbia, a Disney, o lagartinho que eh o gimik logo da Gelco, um pouco de tudo misturado. Falavamos sobre Jesus e sobre os Beatles tambem.

Ele me contou que o primeiro produtor dos Beatles era um publicitario, e que ele teve a grande sacada de formatar as musicas como se formata um comercial de tv: As musicas nao teriam mais que 3 minutos, o tempo de um break comercial normal, ou, pra citar Faustao, o limite dos reclames do plimplim; falou algo sobre o couro entra primeiro, como, segundo ele, acontece nos comerciais, nao entendi bem essa conexao...; disse que a banda foi toda projetada por esse produtor, que era alguem que entendia de comunicacao de massa, para ser um fenomeno das massas e, guess what??, eles viram os Beatles.

Me falou tambem que a primeira vez que se usou conceitos da psicologia na prpaganda foi na politica (ta,ta, tirando fora o inicio da 'propaganda' como o 
propagare catolico, falando de propaganda comercial e massiva mesmo) e que o primeiro cara a usar esses conhecimentos da mente humana foi um sobrinho de Freud, que pegou uns escritos dele sobre o inconsciente e tentou aplicar as campanhas politico-eleitorais. E, sobre isso tudo, eu digo: Se no e vero, e benne trovatto. Ou, em bom portugues mesmo, se nao eh verdade, eh uma otima mentira. 

Mas nao eh sobre
 isso que eu queria falar, eu queria falar sobre profetas. Pulavamos entre Jesus Cristo e os Beatles na conversa, falamos como aqueles que atingem a iluminacao parecem, de alguma maneira, serem calados ou desaparecerem e desse processo todo de movimentacao das massas quando ele disse a frase pela qual eu, em votacao unanime, elegi e dei a ele o titulo de 'Profeta do Onibus', ele disse: 'Aqueles que inventam os profetas, comadam o mundo'. 

Seguimos mais um pouco sobre Jesus Cristo, um profeta, e sobre eras astrologicas, onde discutimos se estavamos de fato em Aquario ou se ja tinhamos saido ou se ainda iamos entrar. Foi quando ele comecou a falar sobre a Biblia e disse que em uma das falas de Cristo, ja bem no final, falando sobre os tempo futuros e sobre os novos profetas que viram salvar, Jesus diz: '
Procurem pelo homem com o jarro d'agua'.

*
*
*

Yo, como no creo en las bruxas, pelo que las hay, las hay, nao me preocupo em endossar a verdade ou mentira de tudo isso, continuo considerando a conversa e a viagem como quatro horas de entretenimento puro e, nao que va sair por ai a catar, mas com certeza, ficarei mais atenta,

vai que de repente me passa na frente um homem com um jarro d'agua...

Nenhum comentário: