quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Corsica #1





* * *

1
Desventuras Ferroviárias

E então eu ia para a Córsica. A terra natal de Napoleão. Tudo certo: eu ia pegar um trem para Livorno, chegar lá às 2:00 da manhã, esperar até às 8:00 para pegar a balsa e, finalmente, chegar em Bastia (pronuncia-se Bastía). Isso era ontem e eu ia.

E então houve uma greve no metro de Milano. E todos os taxis da cidade estavam ocupados. E então eu ia pegar o ônibus, que deveria passar às 20:30 - e não passou. E deveria passar às 20:45; e não passou - E até meu mamilos doiam de frio. E meu trem saía às 21:10 - e eu perdi. Frustração, auto-raiva e insônia eternas me acompanharam pela madrugada. 

Agora já é hoje e vou fazer o caminho mais longo da história: 5 horas de viagem de trem até Nice, mais não sei quantas até Toulon para, enfim, 10 horas de balsa noturna até Bastia. Ao todo, serão quase 24 horas, exatas 21 horas de viagem terrestre e marítima (e pela passada rápida de olhos nas  facilities do trem, as possibilidades de toilette parecem escaças). E tudo me parece divertido e aventuresco e válido.
Vou passar o aniversário de uma das minhas melhores amigas com ela. Faz quase 5 anos que não nos vemos. 

É, Napoleão... parece-me que a aventura (e a indiada) são os preços a se pagar por quem deseja conquistar o mundo.

P.S. Revolucionar a moda inventando aquecedores para os mamílos. 

***

2

Imagino que as coisas começem a dar certo. 

Consegui falar com a Léria (a amiga - passei a detestar apostos, explico isso outra hora, mas...). Ela conseguiu trocar minha passagem da balsa para a noite. Viva! Não marchei com € 50,00. Meno male. Porém... ainda não recebi confirmação da companhia. Aspettamo, aspettamo. 

" Somewhere in Adams' sleeping head
a butterfly had emerged."
Good Omens, p. 151.





" The world was bright and strange,
and he was in the middle of it"

Good Omens, p. 165.

Quociente da Felicidade

Fácil. É olhar pela janela do trem, ver que se está a 10m de um mar azul-marinho e verde-água e pensar que mesmo que minha rotina em Milano seja duríssima e desprazeirosa - o que não é nem de longe o caso - ainda assim estarei a 30€ desse mar.

Acho que esta é a grande escolha a se fazer: olhando para a vida que vivemos, a quantos dinheiros, tempos ou distâncias estamos do que nos traz paz e contentamento gratuitos?

Talvez seja este o cálculo do quociente da felicidade.

***

3
Volta ao Mundo em 80 Estações Ferroviárias  

Minha falta de sorte de ontem se prova recompensadora hoje. Como já mencionei, optei por pegar a balsa noturna, que sai de Toulon, FR. Acontece que para chegar até essa cidade, tive que pegar um trem que desce a Genova e, depois de Genova, segue norte pela costa até Ventimiglia, fronteira litorânea entre Itália e França.

Em Ventimiglia troquei de trem até Nice e, em Nice, mais um trem (de onde escrevo agora) até Toulon, 1 parada antes de Marseille. Ou seja, em 1 tacada só, por azar, ou sorte, ou acaso, ou destino, acabei fazendo toda a costa nordeste do mediterrâneo e Cote D'Azur.  
















Recomendo.

Como a frase do livro que anotei àgumas páginas atrás, é um passeio que nos tira dos nossos centros umbiguisticos e legocêntricos, relativiza, desfocaliza e refocaliza e, com caótica paz, gera o bater de asas de algumas borboletas internas.

P.S. R-r-r-r-r-r-r-r. Quero aprender francês, é delicioso falar! R-r-r-r-r-r-r. 

***

4
Pensamentos no trem para Nice

"Be what you want"

Estava escrito em uma vitrine que tirei uma foto em Milão. Essa ideia vem me acompanhando desde o texto que ia escrever sobre a 3ª profecia, mas o sentimento não tinha vindo ainda, eu sabia que estava realizando a profecia, mas ainda não havia sentido.


Mas hoje, olhando no reflexo da janela do trem nos momentos em que passava dentre os penhascos entre as praias, vi os óculos, o relógio, a calça vermelha, a câmera fotográfica, os poucos novos bens materiais dessa Bibiana; e o olhar mais profundo; e a pele mais seca; a boca mais expressiva; o sorriso por trás dos lábios. É realizada a profecia.










***

5
Corsica Ferry

Eu tô num navio!

EU-TÔ-NUM-NA-VI-O!












Eu nunca tinha estado num navio antes. Tá, Toulon é linda, super vale a visita, mas eu tô num navio! Sério, que demais!

Eu achei que eu ia pegar um barquinho e esse negócio é 2x maior que o Sheraton. Tô me sentindo uma provinciana ridícula, eu sei, tiraram a Cinderella da cozinha e esqueceram de tirar a cozinha da Cinderella... Mas eu tô me comportando bem, juro. Tô bem vestida (super bem) e minha câmera é bonita e pedi um cálice de vinho.

(Chegou o vinho, veio com bruschetas junto e deu 5 euros - 5 EUROS! e a guria ainda elogiou meus sapatos. Eu comentei que tem uma mulher tocando piano? E de calda! 





Agora ela parou e tá tocando Elvis, quando eu cheguei era Frank).

Eu me entusiasmo com todas as coisas, é verdade, até as "mais pequenas", mas as grandes são muito legais também. Vou tomar meu vinho e curtir o piano. Queria que minha família estivesse aqui: a mãe, a Toia, o pai e tudo. 

Depois eu volto. Beijos. 

Bibiana Xausa Bosak
Sobre águas mediterrâneas 
27.01.2011








Nenhum comentário: