sexta-feira, outubro 16, 2009

Pneumotórax HiperEMOTIVO





Mais um texto que começo fazendo uso da lígua do "uma vez".






Uma vez eu era mergulhadora e aprendi sobre Pneumotórax Hipertensivo. Basicamente é o nome do ao diagnóstico médico dado para uma super-expansão de oxigênio dentro dos pulmões, que pode levar a uma série de complicações como super oxigenção do sangue, erupções cutaneas e, até mesmo, ao rompimento dos pulmões. Eu jamais entederia sobre Pneumotórax Hipertensivo não fosse pelo curso obrigatório para obtensão da licença de mergulhador amador que fiz em idos de mil novecentos e muito tempo atrás.No mergulho, Pneumotórax Hipertensivo é uma coisa séria e até comum, uma vez que, tendo trocado as guelras por orelhas a algum tempo atrás na escalada evolutiva nós, homens, precisamos fazer uso de cilíndros de ar comprimido para respirarmos embaixo das altas pressões aquáticas.

Tentando fugir de termos muito técnicos, de forma simplificada, é mais ou menos assim que  acontece: ao nível do mar, vivemos no que foi denominado1 ATM, é a medida de pressão atmosférica que consideramos "normal" para os seres humanos;  quanto mais fundo se vai em direção ao centro da Terra, mais o "peso" da atmosféra faz pressão sobre nossas cabeças, aumentando, assim, a pressão atmosférica. Por convenção, a cada 10 metros abaixo do nível do mar temos o acrescimo de 1 ATM, assim, um mergulhador que está a 30 metros de profundidade está sofrendo 3 vezes mais pressão atmosférica do que seu amigo que ficou no barco tomando banho de sol.

E o que isso tem a ver com Pneumotórax Hipertensivo?

Acontece que, se no topo do Everest é difícil respirar porque o ar é rarefeito, no fundo do mar acontece o oposto. Com o aumento da pressão, as particulas de oxigênio se aproximam, comprimindo o ar e fazendo com que ele tenha o mesmo "poder", mas ocupe menos espaço. Sabe amaciante de roupas concentrado? Pois é, estamos falando de ar concentrado. Segue a mesma lógica.

Ocorre que, a 4 ATMs, o ar está ocupando 1/4 do espaço que normalmente ocuparia, mas nossos pulmões continuam cheios, o que significa dizer que temos 4 vezes mais ar dentro deles do que o que caberia em condições normais. O que significa que "Imagina o que acoteceria se passassemos de uma situação de 4 ATM para 1 ATM de uma vez só, sem intervalos de descompressão". O que significa que cheguei onde queria chegar: intervalos de descompressão.

* * *

Uma vez me disseram que uma vez Vinícius de Moraes constumava dizer uma frase. Ele dizia que não gostava de andar de avião porque o corpo chegava muito rápido e não dava tempo da alma acompanhar.

É exatamente assim que me sinto. Um dia de manhã eu fazia uma tatuagem e sentia o cheiro da liberdade em um corredor de hotel e, no mesmo dia a noite, 4 estados mais ao sul, a atmosféra pesava 4 vezes mais em obrigações e responsabilidades.  Minha alma ainda flutua, mas meus pés já estão de novo calçados nos sapatos de chumbo do dia-a-dia.

Todo o tipo de viagem, sendo uma porta para outras realidades, deveria, mandatoriamente, incluir intervalos de descompressão da alma; para evitar quadros como o que me encontro agora: acho que estou sofrente de Pneumotórax Hiperemotivo. 


Nenhum comentário: